fbpx
Home > Tecnologia > Confira como será a quarta tentativa de ensaio geral do foguete SLS, da NASA

Confira como será a quarta tentativa de ensaio geral do foguete SLS, da NASA

Foi anunciado pela NASA, que no próximo sábado (18) começará a quarta tentativa de ensaio geral do foguete Space Launch System (SLS) e as operações abastecimento na segunda feira (20). A operação de teste, que inclui a nave Orion acoplada ao SLS, é o último passado até que seja definida uma data de lançamento para a missão Artemis I . A pilha formada pelo foguete e nave chegou ao Complexo de Lançamento 39B do Kennedy Space Center (KSC), na Flórida, no dia 6 de junho para começar os preparativos do teste. A atividade inclui todas as operações envolvidas em um lançamento real, exceto a decolagem em si.

As últimas tentativas do ensaio foram fracassadas. Na mais recente, em abril, a equipe da NASA encontrou um vazamento de hidrogênio durante o abastecimento, então a pilha foi levada de volta às instalações do Vehicle Assembly Building (VAB) da KSC, onde as equipes da NASA realizaram os reparos necessários no SLS e nos sistemas terrestres envolvidos nas operações de lançamento. “Consertamos algumas coisas ao redor da área onde vimos o vazamento”, confirmou Jim Free, administrador associado de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA.

Esse período no VAB também serviu para aprimorar as operações de carregamento do SLS. Segundo Free, as equipes atualizaram e automatizaram alguns procedimentos para encher os tanques de combustível criogênico. Nesta ultima semana, já de volta ao KSC, o foguete e a nave passaram por testes de validação. O trabalho verificou os serviços e conectividade entre a plataforma de lançamento móvel do SLS e os sistemas do centro de comando e controle da NASA. No final da semana, as equipes realizaram uma manutenção do propulsor e completaram o carregamento de combustível hipergólico usado para o empuxo durante o voo.

O foguete SLS e a nave Orion percorreram mais de 6 km do VAB ao KSC (Imagem: NASA)

Os ajustes para o ensaio geral incluíram também a finalização da inspeção de propulsores e motores, quando a plataforma de serviço do motor foi separada do foguete. Além disto, as equipes concluíram a preparação dos sistemas de hidrogênio e oxigênio líquidos.

O esperado pela NASA é de que o ensaio geral dure no máximo 48 horas, encerrando na próxima segunda-feira (20). Caso tudo dê certo, a missão Artemis I poderá ter seu lançamento no final de agosto, mas existem outras oportunidades de lançamento que vão até o próximo ano. Ao ser lançada pelo foguete SLS, a nave Orion realizará uma viagem sem tripulação ao redor da Lua e voltará à Terra. A missão avaliará a segurança tanto da nave quanto do foguete para as próximas missões, que serão tripuladas.

Fonte: space.com | imagem: olhardigital