O Samsung Pay é um método de pagamento por aproximação de celulares e relógios da Samsung, que chegou no país em 2016 e permite que o usuário cadastre cartões de crédito, débito ou serviços para serem usados nos terminais magnéticos, através da tecnologia NFC (Near Field Communication) e MST (Magnetic Secure Transmission).
Como funciona o Samsung Pay
Depois de cadastrar os cartões no Samsung Pay, o usuário pode fazer pagamentos em lojas presenciais e em alguns sites usando só o celular, sem precisar tirar a carteira do bolso para pegar o cartão, informar a senha e receber um comprovante.
O pagamento é realizado com a aproximação do telefone nas máquinas de cartão magnético. Para isso existem duas tecnologias que permitem a comunicação entre o smartphone e o terminal: NFC e MST.
A tecnologia NFC, do inglês Near Field Communication (comunicação de campo próximo), permite a troca de informações entre os dispositivos que estejam próximos um do outro. É parecido com aqueles cartões que liberam uma catraca ou a passagem no ônibus. Para isso funcionar, o celular e o terminal precisam ter a tecnologia integrada.
- Confira as taxas, anuidade e como solicitar os cartões Next e Nubank
- Confira qual é o melhor cartão de crédito: Santander Free x Nubank
Já a MST, do inglês Magnetic Secure Transmission (Transmissão Magnética Segura) é mais abrangente, ela não precisa que o terminal esteja habilitado com a tecnologia também, gerando um campo magnético que faz a máquina entender que um cartão de crédito foi passado ali.
Ambas as tecnologias prometem ser seguras. Além de ser necessário a autenticação do usuário, seja através da impressão digital ou reconhecimento de íris, a comunicação entre os dispositivos precisa ser curta, sendo praticamente impossível alguém interceptar as informações a distância.
Além do mais, em cada transação, o Samsung Pay gera um código diferente para o cartão salvo no aplicativo, mantendo o original protegido.
Como configurar o Samsung Pay
Feito o login com a conta da Samsung no aplicativo do Samsung Pay, o usuário verá a alternativa de adicionar um novo cartão. O procedimento pode ser realizado tirando uma foto do cartão ou adicionando os números manualmente. Pode ser necessário validar ou autorizar a vinculação por meio de um código disponível no aplicativo do cartão.
Em quais dispositivos funcionam o Samsung Pay
Em celulares:
Galaxy S10e, Galaxy S10, Galaxy S10+, Galaxy S9, Galaxy S9+, Galaxy S8, Galaxy S8+, Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy A8, Galaxy A8+, Galaxy A7 2017, Galaxy A5 2017, Galaxy A7 2016, Galaxy A5 2016, Galaxy A9, Galaxy Note8, Galaxy Note5, Galaxy A6+*, Galaxy S6*, Galaxy S6 Edge*, Galaxy J5 Pro* e Galaxy J7 Pro*.
Em relógios: Gear S3 Frontier, Gear S3 Classic, Gear Sport* e Galaxy Watch Active*.
*Dispositivos que funcionam apenas tecnologia NFC.
Quais cartões são aceitos no Samsung Pay
O Samsung Pay pode ser usado com cartões de crédito, débito e de serviços das maiores emissoras do país, com as bandeiras MasterCard e Visa: Bradesco, Banco do Brasil, Inter, Itaú, Neon, Bancoob, Banrisul, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal, Next, Porto Seguro, Santander, Trigg, Uniprime Norte do Paraná e de benefícios Ticket.
- XP lança Cartão de Crédito em parceria com Visa com inúmeras vantagens
- Saiba como garantir o seu Cartão de Crédito Nubank
Vale dizer que não são todos os cartões das instituições acima que são aceitos. A lista completa pode ser encontrada no site da Samsung ou diretamente no aplicativo do Samsung Pay, acessando o item “Avisos” e “Bancos elegíveis”.
Como usar o Samsung Pay
- Basta deslizar o dedo de baixo para cima, partindo do botão de início, na tela bloqueada ou na tela inicial, para selecionar o cartão desejado;
- Faça a autenticação por impressão digital, reconhecimento de íris ou senha;
- Aproxime o dispositivo da máquina de cartão para efetuar o pagamento.
Em alguns casos é preciso digitar a senha do cartão, normalmente quando o valor da compra é alto. Para os pagamentos com NFC, a aproximação deve ser realizada com a traseira do telefone e o ícone impresso na máquina (normalmente fica próximo à tela); já na MST, a aproximação deve ocorrer no leitor do cartão magnético.
Por ser uma tecnologia “nova”, alguns operadores da máquina podem encontrar dificuldade em realizar a cobrança por aproximação ou mesmo desconhecer o método. Da forma convencional, é só colocar o cartão e digitar o valor da compra; no Samsung Pay, é preciso primeiro inserir o valor da compra na máquina, para depois aproximar o celular ou relógio.
Samsung Rewards
Quem usa o Samsung Pay acumula pontos no programa de fidelidade, o Samsung Rewards. Existem três níveis de pontuação: Bronze, até 10 compras no mês (resgatando 10 pontos por compra); Prata, de 11 a 20 compras no mês (resgatando 20 pontos por compra); e Ouro, de 21 a 30 compras no mês (resgatando 30 pontos por compra).
- Santander libera cartão de crédito para quem está com Score Baixo
- Procurando Cartão de Crédito MasterCard? Veja as melhores alternativas
Os pontos podem ser usados para trocar por serviços como milhas, descontos em estabelecimentos; e produtos como baterias portáteis, Samsung Dex e fones de ouvido. O catálogo de resgate é atualizado sempre e pode ser conferido no app do Samsung Pay. Vale dizer que o Rewards é válido apenas para dispositivos produzidos no país.
Fonte: TecnoBlog – Imagem: Lexy-SavvidesCNET