fbpx
Home > Educacional > Litecoin vs Bitcoin – Entenda as diferenças das criptomoedas

Litecoin vs Bitcoin – Entenda as diferenças das criptomoedas

Nos últimos tempos, o interesse público pelas criptomoedas disparou. Elas atraíram a atenção de possíveis investidores, cuja intriga no espaço aumentou com o passar do tempo. A atração do Bitcoin tornou-se sinônimo de criação de milionários e aumento da riqueza das pessoas. Desde o Bitcoin, centenas de outras criptomoedas já foram criadas. O Litecoin (LTC), um fork do Bitcoin, é uma dessas altcoins. Embora a comunidade baseie o Litecoin no mesmo método de blockchain e verificação subjacente do Bitcoin, existem várias diferenças importantes que podem ajudá-lo a decidir qual é a melhor moeda para você, então vamos inspecionar o que diferencia uma da outra.

O que é Bitcoin?

Fonte: insper

Bitcoin é uma invenção que, pela primeira vez na história, permite que pessoas comuns criem e gerenciem seu dinheiro digital longe do controle de qualquer governo ou banco. Uma ideia revolucionária quando introduzida em 2009, o Bitcoin continua a ter implicações que tecnólogos e economistas hoje estão apenas começando a explorar e entender.

Para começar, ajuda pensar no Bitcoin como um protocolo de software como aqueles com os quais você interage todos os dias, pense em SMTP (que ajuda a rotear seus e-mails) e HTTP (que garante que o conteúdo da Web que você solicita do seu navegador seja entregue a você por servidores). O protocolo Bitcoin permite que os computadores que executam seu software gerenciem um conjunto de dados (a blockchain) e apliquem um conjunto de regras que tornam esses dados (bitcoins) escassos e valiosos.

Os blocos de construção essenciais que o protocolo Bitcoin usa são:

  • Criptografia de chave pública: Uma carteira de criptomoeda atribui aos proprietários de bitcoins uma chave pública (que é usada pelo protocolo para provar que você possui bitcoin) e uma chave privada (que é um tipo de senha que garante que seus bitcoins só possam ser acessados por você, mas deve ser mantido seguro em todos os momentos).
  • Rede ponto a ponto: os nós (computadores que executam o software) revisam as transações para garantir que as regras do software estejam sendo seguidas. Os mineradores, que são apenas nós usando chips de computador especiais, competem pelo direito de agrupar essas transações nos blocos adicionados periodicamente ao blockchain.
  • Uma oferta finita: Existem apenas 21 milhões de Bitcoins disponíveis de acordo com o protocolo.
  • Usa SHA-256: A função hash criptográfica que criptografa a blockchain. A função hash converte a entrada em uma saída de comprimento fixo para criptografá-la.

O que é Litecoin?

Fonte: bitcointrade

Litecoin (LTC) é uma das primeiras “criptomoedas alternativas” bem-sucedidas. O lançamento do Litecoin inspirou muitos desenvolvedores a expandir a base de usuários alterando o código do Bitcoin, usando-o para lançar novos tipos de plataformas para criptomoedas. Portanto, embora o Litecoin não tenha sido a primeira criptomoeda a copiar o código do Bitcoin e alterar seus recursos, é uma das mais significativas historicamente. Estabelecer um mercado robusto ao longo do tempo, mesmo que às vezes tenha enfrentado críticas, carece de uma proposta de valor clara. À medida que o interesse dos comerciantes em criptomoedas diminuiu em meados da década de 2010, o Litecoin adotaria uma abordagem mais agressiva ao desenvolvimento, abrindo novos recursos como a Lightning Network e a Segregated Witness , tecnologias inovadoras que agora vivem no Bitcoin. Em vez de alimentar a competição entre as redes, o mercado tem visto amplamente esses esforços como alinhados com os valores da Litecoin. O projeto difere de muitas outras criptomoedas porque sempre o posiciona como um complemento ao Bitcoin. Os primeiros esforços de marketing para o projeto retrataram o Litecoin como a prata para o ouro dos Bitcoins. Este slogan continua a atrair potenciais compradores até agora.

Este bloco de construção essencial é o que o protocolo Litecoin usa:

Usa Scrypt: Litecoin emprega scrypt para sua função de hash. O Scrypt usa SHA-256, mas inclui requisitos de memória muito mais altos para proof-of-work. Isso supostamente diminui sua dependência das unidades lógicas aritméticas da GPU (ALUs) e, portanto, das máquinas de mineração ASIC. No entanto, as soluções de mineração scrypt ASIC foram criadas em 2021, portanto, o Litecoin pode precisar encontrar outra solução.

Semelhanças entre Litecoin e Bitcoin

Grande parte das funcionalidades do Litecoin são parecidas com o Bitcoin. No entanto, o Litecoin possui alguns recursos especiais, como uma função exclusiva de hash de mineração Litecoin, tempo de geração de bloco mais rápido e maior suprimento máximo de moedas que o destaca na esfera das criptomoedas. Mas eles descentralizam as criptomoedas Bitcoin e Litecoin que se criptografam de qualquer governo ou autoridade central.

A seguir estão algumas semelhanças importantes entre os dois:

  • Proof-of-work (PoW): Tanto o Bitcoin quanto o Litecoin usam Proof-of-work (PoW), um método de consenso popular para adicionar blocos. Por exemplo, mineradores de criptomoedas resolvem quebra-cabeças matemáticos difíceis usando um algoritmo de hash para chegar a um consenso por meio de suas respectivas redes. Depois de adicionar com sucesso blocos de transações válidas às suas blockchains, os mineradores recebem recompensas em bloco.
  • Armazenamento e Transações: As principais razões pelas quais os investidores em criptomoedas escolhem Bitcoin e Litecoin em vez de outras criptomoedas são suas facilidades de transação fáceis. Ambas as criptomoedas podem ser compradas ou trocadas usando uma plataforma de negociação de criptomoedas. Os métodos de mineração também são comparativamente simples. Outras semelhanças incluem a necessidade de uma carteira fria, preços, regulamentos, etc. Além disso, tanto o Bitcoin quanto o Litecoin são profundamente dramáticos e muito voláteis.

Litecoin e Bitcoin: Quais são as principais diferenças?

Fonte: newsbtc

Apesar de ter muitas semelhanças no nível central, o debate do Bitcoin e do Litecoin também resulta em algumas diferenças.

A diferença mais significativa entre Bitcoin e Litecoin é sua função de hash. Como mencionado anteriormente, o Bitcoin usa SHA-256, que é processado rapidamente nas ALUs das unidades de processamento gráfico. Vejamos mais algumas diferenças importantes entre Litecoin e Bitcoin.

Capitalização de mercado

Outra área em que Bitcoin e Litecoin diferem significativamente é sua capitalização de mercado – o valor total de mercado em dólar de todas as moedas criadas. O Bitcoin é mais popular devido à sua capacidade de ser minerado por grandes fazendas e pools de mineração. Além disso, a demanda por ele aumentou tanto que comanda uma taxa de câmbio muito alta de criptomoeda para dólar. Litecoin tem uma capacidade de mercado muito menor porque.

Distribuição

Outra diferença fundamental entre Bitcoin e Litecoin é o número de criptomoedas que cada protocolo pode produzir. A rede Bitcoins nunca pode exceder 21 milhões de moedas , enquanto a Litecoin pode chegar a 84 milhões de moedas.

Em teoria, isso parece uma vantagem significativa para o Litecoin, no entanto, a oferta e a demanda ditam os preços de commodities e investimentos, juntamente com os sentimentos dos consumidores e investidores. Ambos parecem acreditar que o Bitcoin se alinha com seus interesses, valor e objetivos financeiros, então seu preço reflete isso.

Velocidade de transação

Embora tecnicamente as transações ocorram instantaneamente nas redes Bitcoin e Litecoin. Mas os últimos tendem a priorizar a velocidade das transações. O tempo médio de confirmação da rede Bitcoin é de cerca de 10 minutos por transação. Isso pode variar muito no tráfego de rede. O valor equivalente para o Litecoin é de aproximadamente dois minutos e meio.

Algoritmos

Bitcoin e Litecoin são criptomoedas que usam mecanismos de consenso de proof-of-work para adicionar novos blocos à blockchain. No entanto, os algoritmos por trás dessas criptomoedas são bem diferentes, pois o Litecoin é menos complexo e requer uma taxa de hash menor.

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos projetou o algoritmo SHA-256 do Bitcoin em 2011. O Scrypt, que é o algoritmo do Litecoin, oferece um processo de mineração menos complexo, mas com mais memória. O funcionamento interno do Bitcoin e do Litecoin são, portanto, bastante parecidos, com princípios de governo semelhantes. Ambos exigem uma imensa quantidade de poder de computação para minerar blocos na cadeia principal. Alguns consideram que melhoraram a ineficiência desse processo com o surgimento de novos protocolos, como o proof-of-stake.

Tamanhos de bloco

Tanto o Bitcoin quanto o Litecoin têm um limite de tamanho de bloco original de 1 MB. No entanto, esses limites podem ser substituídos usando soluções off-chain ou de camada dois para melhorar a escalabilidade.

Taxas de transação

Outro aspecto que o Litecoin procurou melhorar são suas taxas de transação. Com o Litecoin, os usuários podem esperar pagar cerca de US $ 0,03 ou US $ 0,04 em média em taxas de transação. Compare isso com a taxa média de transação de US $ 7,60 mais cara do Bitcoin. As taxas são mais baixas com o Litecoin porque a rede separa o LTC que não deriva das taxas de transação para recompensar os mineradores.

Mineração de Litecoin vs Bitcoin

Tanto o Litecoin quanto o Bitcoin fornecem uma oferta limitada de moeda que não pode ser superada. O Bitcoin está em 21 milhões e o Litecoin em 84 milhões. Eles atingirão o limite de suprimento assim que tiverem extraído todas as moedas. Estima-se que o último Bitcoin não será minerado até o ano de 2100, por causa de seus ajustes de dificuldade que mantêm a taxa de criação de novos blocos estável.

Estima-se que o limite de fornecimento do Litecoin seja atingido aproximadamente ao mesmo tempo. Bitcoin e Litecoin recompensam os mineradores por blocos de mineração que são reduzidos pela metade em determinados intervalos, a cada 210.000 blocos para Bitcoin e a cada 840.000 para Litecoin. A escassez permite que as moedas preservem seu valor. Como dito, os mineradores de Bitcoin e Litecoin operam dentro de um sistema baseado em PoW, mas o Litecoin exige menos poder de computação graças ao seu algoritmo simplificado. Além disso, o LTC torna mais fácil para os mineradores participarem da rede sem hardware especializado, permitindo que mesmo aqueles com um computador privado minerem facilmente.

Bitcoin e Litecoin são ambos líderes

Existem várias previsões de valor para LTC e BTC que variam de altamente conservadoras a extremamente otimistas. Ambas as moedas manterão seu lugar como líder, mas alguns acreditam que rivais como o ETH podem alcançar o primeiro lugar. Ambas as moedas e comunidades, sem dúvida, aumentarão seus usuários e comunidade de mineradores, desenvolvedores e apoiadores de nós. As transações de Litecoin provavelmente aumentarão, pois a blockchain suporta uma opção de pagamento P2P de custo extremamente baixo. O Bitcoin provavelmente manterá seu papel de ouro digital por causa de seu prestígio como a primeira criptomoeda.

Fonte: beincrypto | Imagem: criptonoticias