No Maranhão, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), lançou um Foguete de Treinamento Básico (FTB) no dia 1º de junho. A atividade foi parte da Operação Falcão I/2022 e serviu para validar todos os meios operacionais e logísticos do Centro para lançamentos futuros oficiais a partir dele. O teste aconteceu por volta das 17h35 da quarta-feira passada. O FTB atingiu uma altitude máxima de 30 km durante um voo que durou quase 3 minutos, e caiu no mar a cerca a 16,7 km de distância da plataforma de lançamentos do CLA. Dados coletados por instrumentos a bordo do FTB apontam que o foguete percorreu a trajetória planejada.
- Realme lança Dizo Watch D com preço baixo e durabilidade de 14 dias de baterias, confira
- Saiba como será a 1ª grande atualização do Windows 11 que entrou em fase final de testes
- SpaceX revela como espaçonave Starship colocará nova geração da Starlink em órbita, confira
A Operação Falcão I/2022 faz parte do programa de manutenção operacional dos profissionais do CLA, tanto no preparo de cargas úteis e integração de foguetes, quanto no lançamento e rastreio deles. O Coordenador de Segmento Solo da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Eduardo de Oliveira, declarou que o lançamento de treinamento serve para manter os funcionários técnicos focados nas atividades que serão necessárias quando as operações com parceiros se iniciarem.
- Saiba como controlar o algoritmo da sua conta no Twitter
- Veja como será o lançamento do recurso NFT confirmado para Instagram e Facebook
Entre estas operações, estão incluídas as atividades com os veículos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), além das nove empresas privadas licenciadas pela AEB em abril do ano passado para lançamentos a partir do centro. O diretor da CLA, Coronel Engenheiro Benitez, comunicou que as atividades de manutenção operacional são fundamentais para o sucesso de operações maiores e mais complexas. Ressaltou Benitez, “Tais como as que serão realizadas no segundo semestre deste ano”.

Fonte: canaltech | Imagem: defesaemfoco