fbpx
Home > Finanças e Negócios > Entenda como funciona o pagamento por aproximação e saiba como usar com segurança

Entenda como funciona o pagamento por aproximação e saiba como usar com segurança

O pagamento por aproximação surgiu como uma solução para evitar o contato direto durante o período de distanciamento que vivemos. Com ele, realizar uma compra presencial não exige mais que o cliente digite a senha, ou seja, basta aproximar o cartão da maquininha e em segundos a compra é aprovada.

Essa tecnologia vem conquistando muitas pessoas, por diversos motivos. O maior, com certeza, é a praticidade.

Você não precisa nem levar o cartão de crédito com você. Está correndo na rua, saiu de casa sem carteira ou qualquer outro motivo que seja para esquecer o cartão? Uma pulseira de pagamento ou o celular podem resolver esse problema facilmente.

Você tem dúvidas sobre esse meio de pagamento ou quer saber como funciona? Continue a leitura que nós explicamos!

Como funciona o pagamento por aproximação com pulseira, celular e cartão?

Esses equipamentos que permitem o pagamento por aproximação, conseguem realizar tal serviço, graças a tecnologia chamada NFC – siglas da palavra em inglês “Near Field Communication” – comunicação por campo de proximidade.

Ou seja, suas informações de pagamento são transmitidas sem precisar de contato ou senha. 

Ele transmite informações por código, e somente a maquininha e seu celular ou outro dispositivo conversam, não havendo interação de outras máquinas.

Mas fique atento! Dependendo do valor da compra é necessário informar a sua senha pessoal do cartão de crédito. Servindo como uma segurança para comprovar a veracidade do cliente.

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia “contactless”, vamos mostrar os principais cuidados que você precisa ter quando for utilizar o pagamento por aproximação. Mantenha os olhos na tela e boa leitura!

Cuidados que você deve ter com o pagamento por aproximação

Confira os cuidados que devem ser tomados ao realizar transações pelo cartão contactless:

Veja o valor antes de fazer o pagamento por aproximação

Muitas vezes, a velocidade do serviço de pagar por aproximação pode se tornar um descuido. Anteriormente, no momento que a senha necessitava ser preenchida , o cliente tinha a oportunidade de verificar o valor da compra, já nas transações por aproximação essa ação muitas vezes é esquecida. 

Por isso, é importante redobrar a atenção e conferir o valor a ser pago antes de aproximar o seu cartão.

Mantenha a distância antes de ver o valor

Essa tecnologia possibilita que o pagamento seja feito a uma distância de quatro centímetros entre o cartão e as maquininhas. Portanto, fique atento e mantenha o cartão afastado até conferir o valor da transação. 

Geralmente, as compras por aproximação tem um limite estabelecido de até $200 reais por transação e um número máximo  de compras por dia para evitar prejuízos maiores.

Fique atento e acompanhe o extrato no aplicativo

Com os aplicativos da sua instituição financeira na palma da sua mão, você consegue acompanhar em tempo real as compras realizadas sem precisar esperar a fatura chegar. Use essa praticidade a seu favor, e encaixe na sua rotina o hábito de conferir as transações diariamente.

Ative todas as notificações do aplicativo

Ativar as notificações do seu App é uma boa, pois assim , se você esquecer de acessar seu extrato pelo aplicativo ou Internet Banking, você será avisado sempre que uma nova compra for aprovada. 

Se preferir, desative a função

Alguns cartões disponibilizam que a função de pagamento por aproximação do cartão seja desativada facilmente no próprio aplicativo. Verifique se o seu cartão tem essa possibilidade e, se preferir, desative a função.

Bloqueie o cartão em casos de perda ou roubo

Se você foi roubado ou não está encontrando o seu cartão, rapidamente inicie o bloqueio dele pelo aplicativo e informe seu banco sobre o ocorrido. Assim, você pode evitar maiores dores de cabeça.

Não reconheci uma compra, o que faço?

Tomou todos esses cuidados, mas ainda assim foi vítima de alguma fraude através das compras por aproximação? Veja como agir caso não tenha reconhecido uma compra feita pelo seu cartão de crédito.

Principais telefones de instituições para explicar o ocorrido:

  • Santander: 4004 3535 (regiões metropolitanas) 0800 702 3535 (demais localidades);
  • Itaú: 3003 3030 (regiões metropolitanas) ou 0800 720 3030 (demais localidades);
  • Caixa: 4004 0104 (regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais localidades);
  • Bradesco: 4002 0022 (regiões metropolitanas) ou 0800 701 27 88 (demais localidades);
  • Banco do Brasil: 4004 0001 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades);
  • Banco Inter: 3003 4070 (regiões metropolitanas) ou 0800 940 0007 (demais localidades);
  • Nubank: 0800 608 6236 (qualquer região do país);
  • next: 0800 275 6398 (qualquer região do país).

Fonte: Foregon    Imagem da capa: Foto/Reprodução/Internet /    Imagens de dentro da matéria: Foto/Divulgação/Motorola