fbpx
Home > Tecnologia > Em parceria com Whatsapp, Uber lança novo método para solicitar corridas via chatbot

Em parceria com Whatsapp, Uber lança novo método para solicitar corridas via chatbot

A Uber anunciou que tem planos de trazer ao Brasil a capacidade de pedir corridas pelo WhatsApp, confirmou o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, durante um evento organizado pela Meta, responsável pelo WhatsApp e Facebook. Inaugurada em Delhi, na Índia, a modalidade começará a ser expandida internacionalmente e terá como prioridade de lançamento nos mercados emergentes. O Brasil é um dos próximos países, segundo o executivo.

Na Índia, as corridas por WhatsApp são utilizadas principalmente por novos clientes do aplicativo. O atendimento acontece via chatbot, completamente automatizado. O processo solicita que o usuário insira informações necessárias para que inicie sua primeira corrida — nome e localização, por exemplo.

Os usuários do WhatsApp podem reservar uma viagem Uber de três maneiras:

– mensagens para o número da conta comercial da Uber;

– escanear um código QR;

– Clicar em um link diretamente para abrir um bate-papo Uber WhatsApp.

Os pedidos de corrida via WhatsApp focam em atender novos consumidores, Na Índia o atendimento da Uber via WhatsApp existe desde dezembro de 2021. O objetivo do novo recurso é alcançar novos e mais usuários — especialmente aqueles que ainda não baixaram o app. Somado ao novo link personalizado em preparação na assinatura WhatsApp Premium, solicitar um carro é tão fácil quanto clicar num link e iniciar uma conversa.

É provável que o serviço funcione de forma similar no Brasil, pode ser que sejam feitas algumas alterações para se encaixar melhor com os hábitos de consumo locais. Durante o papo, o CEO não entrou em detalhes sobre a disponibilidades dos pedidos de corridas por WhatsApp, mas geralmente recursos inéditos costumam desembarcar primeiro em grandes centros, para depois alcançar regiões menos povoadas.

Como é o funcionamento atual do chatbot do Uber na Índia. Fonte:  Uber

WhatsApp para empresas

A Uber faz parte da próxima grande mudança do WhatsApp: a monetização do app. Durante o evento, a Meta sinalizou que apostará na construção de um ambiente propício para atendimento virtual para todos os tipos de empresas. A nova estratégia não afetará a forma que o WhatsApp funciona para conversas pessoais — elas seguirão privativas e criptografadas de ponta a ponta. No entanto, a comunicação com marcas e estabelecimentos pelo mensageiro pode ser ainda mais recorrente.

 Fonte: canaltech / Imagem: cdn.mos