Com o passar do tempo, a sociedade vem se tornando cada vez mais moderna, as inovações surgem todos os dias, trazendo benefícios para as pessoas e também para os negócios. O movimento de compra e venda, algo que sempre esteve presente a todo momento na vida de todos, atualmente conta com funcionalidades que trazem mais praticidade ao consumidor e também ao empresário. O surgimento das criptomoedas representam uma evolução nítida deste cenário, e chegaram com o propósito de facilitar ainda mais o processo de pagamento e proporcionar um cenário muito mais flexível e seguro ao consumidor.
- Litecoin vs Bitcoin – Entenda as diferenças das criptomoedas
- Bitfinex dobra média diária de transações SwapPix durante Bitconf, confira
- Chegada de Luna 2.0 é adiada, confira nova data e saiba como será o lançamento
Segundo dados disponibilizados pelo Banco Central, em 2021 a procura de investimentos em criptoativos no Brasil chegou a aproximadamente US$ 5 bilhões, representando o maior volume anual desde que o órgão começou a registrar as operações em 2017.
Segundo a CoinMap, mapa que mostra quais estabelecimentos fazem uso de criptomoedas em suas transações, existem mais de 900 estabelecimentos no Brasil que aceitam as moedas digitais como pagamento. No mundo, o número já passa dos 30 mil, fato que evidencia o quanto as pessoas estão mais receptivas a fazer uso delas em seus negócios, além disso, recebem inúmeras vantagens que as cryptos proporcionam aos seus investidores.
Dentre as principais vantagens das moedas virtuais, se destacam duas: A descentralização, isto é, as transações são realizadas sem a necessidade de órgãos que atuam como intermediários. E a segurança proporcionada pela tecnologia blockchain, está tornando praticamente impossível a realização de fraudes ou roubos. Ela também é muito utilizada para aqueles que desejam fugir da inflação, pois nenhum governo ou qualquer outro órgão, tem o poder de aumentar sua base monetária de maneira repentina.
Nesse ano de 2022, as cinco criptomoedas com maior expectativa de desempenho são Ethereum (87%), Bitcoin (71%), Solana (55%), Avalanche (31%) e Terra (30%), conforme a Finder (plataforma de pesquisa de dinheiro). Até 2025, o BTC chegará a US$ 179,2 mil.
Um estudo global chamado de “O fenômeno cripto: atitudes e usos do consumidor” realizado em nove grupos focais, em 2021, pela Visa, empresa multinacional estadunidense de serviços financeiros, em parceria com a LRW, consultoria, mostrou que 22% da população do país utiliza criptomoedas ativamente por meio de investimentos próprios ou por transações comerciais.
Segundo uma pesquisa da Nu Invest, plataforma de investimento da Nubank, divulgada pelo CoinTelegraph, recurso líder de mídia digital, aumentaram em 48% investidores de 18 a 24 anos em 2020, número esse que de lá pra cá só aumentou. Outro estudo realizado pela Yubo, aplicativo voltado para os jovens, e que conta com 1269 usuários, revelou que 35% dos usuários compram criptomoedas. Além disso, 75% dos entrevistados acreditam que as criptomoedas são inovadoras, as descrevendo como as moedas do futuro.
Apesar de todas essas vantagens, é preciso ter em mente que investir em criptomoedas também tem seus riscos, investir em educação financeira é uma boa decisão para aqueles que desejam se tornar investidores. Segundo uma pesquisa realizada com quase 4 mil pessoas feita pela Leve, fintech de educação financeira, 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos.
“Ter uma boa estratégia financeira e saber mais sobre o assunto ajuda uma pessoa a não agir de forma precipitada, atitude que pode trazer grandes prejuízos, ajudando a ter um planejamento mais duradouro. Antes de investir em moeda virtual, é muito importante fazer uma boa pesquisa e ter cautela para entender melhor o cenário, as vantagens, os riscos e quais as suas particularidades”, explica Thiago Busignani, gerente administrativo do Cebrac, Centro Brasileiro de Cursos.
- Entenda porque o Bitcoin apresenta boa oportunidade de lucro atualmente
- Após firmar parceria com Stellar (XLM), mercado Bitcoin planeja criar stablecoin
Obter as moedas virtuais apresentam centenas de vantagens para os negócios, tais como: Diversificação; Baixas taxas de movimentação; Segurança; Descentralização; Volatilidade; e Modernidade. Investir em criptomoedas é inovar cada dia mais no mercado.
Fonte: cryptoid | Imagem: mercadobitocoin