Como ganhar dinheiro online com negociações no mercado trader – guia passo a passo iniciante

O número de usuários na Bolsa brasileira aumentou para 15% no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a o número expressivo de 3,2 milhões de CPFs registrados. Isso mostra que o número de novos investidores cresce a cada dia. Porém, afinal, como ganhar dinheiro com trade na bolsa? Neste maravilhoso conteúdo, você verá o que é trade, como funciona e as diversas opções de efetuar operações neste mercado. Além disso, poderá verificar dicas valiosas de como ganhar dinheiro como trader. Quer aprender? Então, continue lendo este conteúdo!

Anúncio

O que é trading?

Trade ou trading é o nome referido para a transferência de bens ou serviços de uma pessoa a outra. Na bolsa de valores, representa a compra e venda de ativos e derivativos financeiros. Entretanto, diferente do que algumas pessoas imaginam, trading não é o mesmo que investir. O investidor, geralmente, atua com foco no médio ou no longo prazo.

Já o trader produz no curto prazo, ou seja, aproveita uma oscilação pontual do preço, arcando com um risco muito superior para alcançar uma maior rentabilidade. De vez em quando, as operações duram cerca de minutos, mas podem se estender até dois a três dias. Através de ferramentas específicas, como o Metatrader, ele negocia, em tempo real, ativos variados, por exemplo: 

Anúncio
  • Ações;
  • Derivativos;
  • Moedas estrangeiras;
  • Criptomoedas, etc. 

O seu foco é, exatamente, adquirir pequenos lucros em transações de duração reduzida. Porém será que realmente existe a possibilidade de ganhar dinheiro com trade? Veja a seguir.

Como ganhar dinheiro com trade?

A resposta mais prática para esta pergunta é: um trader ganha dinheiro ao efetuar uma venda a um preço superior ao que pagou. Sendo assim, lucra com a valorização do ativo no intervalo entre as operações de compra e venda do mesmo.

Entretanto, é importante ficar claro que há diversas estratégias para atuar neste mercado. Geralmente, todas envolvem especulação, considerando o potencial que um ativo tem de se valorizar ao longo do tempo.  Mas, o que difere uma da outra é praticamente o tempo médio de intervalo entre cada operação. O assunto ficou meio complexo?

Anúncio

Para que possa clarear todas as suas dúvidas, confira mais sobre as principais estratégias utilizadas pelos maiores traders do mercado para ganhar dinheiro no trade.

5 principais tipos de trade

Não tem como ganhar dinheiro fazendo trade sem ter pelo menos o conhecimento básico e como funcionam os principais tipos de trading. Veja as diferenças entre eles.

Anúncio

1. Scalping trade

O scalping trade é determinado pela compra e venda de um ativo em um intervalo de segundos ou minutos. Avaliadas como operações de curtíssimo prazo, o investidor que decidir como estratégia pretende lucrar com a quantidade. Fora isso, é necessário estar muito mais atento às oscilações do mercado.

A razão para isto é que por serem operações geralmente muito curtas o scalper trader se aproveita da volatilidade do mercado para ter pequenos lucros. Essa análise é feita observando o book de ofertas de ações ou de contratos futuros. Fora isso, no scapling é extremamente comum que os scalpers efetuem a alavancagem para ampliar seus ganhos. Porém, é necessário muito estudo e análise para usar essa estratégia, pois os riscos se ampliam proporcionalmente com o volume que se pode lucrar.

2. Day trade

No day trade, as operações de compra e venda são efetuadas em minutos ou horas, mas, sempre dentro de um mesmo pregão. Assim como o scalping trade, é sugerido para investidores mais experientes e com alta tolerância a riscos.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, veja o ebook gratuito: Boas Práticas para Day Trade. Confira também neste guia métodos indispensáveis para quem quer começar com bons resultados.

3. Swing trade

No swing trade, os intervalos entre as negociações são geralmente maiores, podendo se alongar por dias ou até mesmo semanas, até que o ativo atinja um bom ponto de venda.

Para obter dinheiro com essa modalidade de trade, é necessário se manter antenado aos movimentos do mercado e aos principais indicadores de tendência.

4. Position trade

Já o position trade é determinado por uma estratégia de longo prazo. O trader pode manter sua posição ao percorrer de meses ou até anos, aguardando uma boa possibilidade e vendendo os papéis em um momento oportuno de valorização. 

5. Buy and hold trade

A buy and hold, em tradução livre, é denominada comprar e manter. Essa é a estratégia que mais se destaca das demais, já que o objetivo não é preço da ação, mas sim as expectativas de estabilidade e valorização no futuro. Sendo assim, o desafio é encontrar empresas promissoras para manter-se como acionista durante um longo período. 

Sendo assim, em vez de ganhar com as oscilações, os resultados da carteira do buy and hold são atrelados aos dividendos distribuídos pelas empresas emissoras dos papéis.

Se as instituições aumentam, os lucros aumentam, os negócios se valorizam e, sendo assim, os acionistas participam dos ganhos. Contudo, manter as ações não é sinônimo de nunca vendê-las. 

Geralmente, nesta modalidade, os investidores consideram a venda das ações em duas situações:

  • Quando ela atinge a valorização desejada (ou na conclusão do plano de longo prazo);
  • E quando a companhia perde qualidade.

Então, para ganhar bons lucros nessa modalidade, é importante fazer uma análise fundamentalista da organização, em procura de solidez e bons rendimentos.

Como ganhar dinheiro fazendo trade? 6 dicas

Agora, você já tem uma ideia do que é ser trader, como funciona e conhece as principais estratégias do mercado. Para o próximo passo, chegou a hora de conferir algumas dicas essenciais para entender como ganhar dinheiro no trade. Confira:

1. Mantenha-se atualizado

O mercado financeiro está em uma mudança constante, isso diz que uma única notícia pode impactar de forma direta os resultados. Sendo assim, mantenha-se antenado aos últimos acontecimentos e em como o mercado reage a eles.

2. Tenha uma estratégia bem definida

Como dito, obter dinheiro com trade não é geralmente comprar e vender determinado ativo. É necessário saber a hora certa de entrar e sair para garantir o seu lucro. 

Sendo assim, é vital ter uma estratégia bem definida e, para isso, é importante estar sempre pesquisando, estudando e praticando, sempre buscando aperfeiçoar sua técnica.

3. Seja coerente com o seu perfil de investidor

Como você pôde identificar, há diversas opções de trade para os mais diversos perfis de investidores. Analisando isso, sempre respeite seu perfil, optando por estratégias coerentes com o nível de risco que você está disposto a correr.

4. Reavalie seu desempenho regularmente

Dessa forma, como em qualquer outra competência, sempre existe a possibilidade de melhorar suas habilidades de trader.

Para que isso ocorra, nada melhor do que analisar os desempenhos anteriores e avaliar o que poderia variar para melhorar seus resultados, identificando pontos fracos e potencializando acertos.

5. Tenha inteligência emocional

Algo que muitos terminam deixando de lado, mas que tem um impacto extremamente certeiro em qualquer tipo de investimento, mas principalmente no trade, é que o emocional pode ser um fator decisivo para que você possa alcançar o sucesso.

Como seres humanos, não gostamos de perder, principalmente quando o assunto é dinheiro. Porém, quando um trader começa a efetuar operações no mercado, é extremamente comum experimentar dois sentimentos que podem ser perigosos: a ganância e o medo. 

O perigo para o desempenho como trader está, geralmente, quando você deixa que eles tomem as decisões por você. No final das contas, não basta ter um bom plano técnico, estudar ou manter-se sempre atualizado. O trader necessita saber gerenciar suas emoções. 

6. Estude!

Para obter lucro com trade, você não necessita inventar a roda, uma vez que há uma infinidade de conteúdos disponíveis para que você possa aprender e operar.

Sendo assim, estude o mercado, leia livros de trading, faça cursos, fique sempre atento e acompanhe outros traders nas redes sociais. Para finalizar, tudo o que puder te auxiliar a aprofundar os conhecimentos e aprimorar sua estratégia de trade para ganhar cada vez mais dinheiro nas operações.

Fonte: XP Educação | Imagem: Reprodução da Internet

Anúncio
Anúncio