Novas informações publicadas pelo site The Elec apontam que a Samsung está preparando uma nova linha de produção na Coreia do Sul para fabricar grandes telas OLED para tablets e notebooks, com um objetivo particular de fornecer boa parte destes componentes para a Apple.
- Entenda como a SpaceX rumou à ISS pela primeira vez há 10 anos
- Confira lançamento inédito; Youtube permite conectar celular na TV sem internet
- Novo Google? Com nome e serviços de privacidade modificados, ProtonMail anuncia grandes mudanças
O site realça que a fabricação será da tela OLED com substratos Gen 8.5 (com dimensões de 2200 x 2500 mm) em vez do menor substrato Gen 6 (1500 x 1850 mm) utilizado para smartphones. A nova linha Gen 8.5 da Samsung Display deve ter produção iniciada em 2024, e a LG também está desenvolvendo maquinário para iniciar a fabricação dos mesmos substratos com objetivo de fornecer telas para a Apple.
iPad Pro pode ter tela OLED em 2024
Em abril uma informação também publicada pelo The Elec indicava que a Apple iria lançar o primeiro iPad com tela OLED em 2024, com os modelos de 11 polegadas e 12,9 polegadas da linha iPad Pro estreando a novidade. O MacBook Pro também receberá upgrade para o display OLED, mas apenas em 2025 ou além, visto que o grande obstáculo da Apple tem sido o custo. Atualmente a Apple já utiliza telas OLED em quase todos os modelos de iPhone (com exceção do iPhone SE 2022) e em todos os modelos de Apple Watch.
Mini LED será substituído por OLED mais brilhante
Para contornar os custos de fabricação, brilho limitado e receio de pixels queimados (o temido burn-in), a Apple atualmente tem investido na tela Mini LED em produtos premium, com o iPad Pro de 12,9 polegadas e MacBook Pro já adotando o painel. Enquanto no OLED os pixels se iluminam individualmente para controle preciso de brilho, a tela Mini LED utiliza milhares de zonas de iluminação para controlar blocos de pixels. Sendo assim, os usuários podem tirar proveito de um alto controle de contraste e HDR sem ter que abandonar o brilho elevado.
- Confira o valor que Luna 2.0 alcança após salto de 90% antes do airdrop da Binance
- Binance anuncia listagem de LUNA 2.0; entenda como será a distribuição do token
Para contornar a limitação, a LG trabalha em telas OLED mais brilhantes com solução desenvolvida pela Apple, empilhando duas camadas de emissores RGB para dobrar o brilho da tela e aumentar a vida útil do display. Até o momento, não foi dado um prazo para que a solução atinja nível comercial.
Fonte: The Elec | Imagem: Apple