Muitas vezes há ofertas de carros usados vendidos em leilões judiciais. Pode ser um bom negócio, mas você precisa saber como funciona e quais são os riscos.
Agora vamos te apresentar 7 formas de comprar carros em leilões na internet sem ser enganado !
As 7 regras de ouro para não ser enganado
1. Evite anúncios com preços muito baixos
Se você decidiu comprar um carro usado e optou por anúncios na web , verifique-os nos sites mais confiáveis. Esqueça aqueles que oferecem carros a preços de pechincha, quase sempre há o problema para trás. Por vezes acontece que os vendedores residem no estrangeiro e por isso, para evitar despesas com viagens, não terá de ver o carro, e por isso não terá a oportunidade de verificar o verdadeiro estado do veículo utilizado. Um jogo que para muitos varejistas significa lucro, mas para você que o compra tem apenas um nome: rip-off . Lembre-se de que ninguém nunca lhe dá nada.
2. Verifique o carro por si mesmo e experimente
Uma maneira bastante segura de evitar golpes ao comprar um carro usado é ir e ver o carro por si mesmo e experimentá-lo . Bastante seguro, porém, não significa 100% de certeza, porque há algumas coisas que você precisa saber e ser capaz de verificar e verificar, caso contrário, tudo será inútil. O carro deve ser testado na estrada por pelo menos alguns quilômetros para saber se a configuração está ótima e se o motor funciona como deveria.
3. Verifique a condição da carroceria
Um conselho muito útil é, sem dúvida, verificar o estado da carroceria. Não se trata apenas de um fator puramente estético, mas também de uma questão de segurança, bem como de uma compra que corresponda ao que o vendedor declara. Um dos roubos mais comuns, na verdade, está relacionado a uma carroceria reparada ad hoc após um acidente . Em alguns casos, é realmente difícil entender se o carro foi danificado ou não. Mas por entender que é uma questão de segurança, você terá que verificar bem a carroceria, mesmo dentro do veículo, melhor à luz, lembrando que não há lacunas de cores.
4. Preste atenção ao hodômetro
O golpe dos quilômetros escalados é talvez um dos mais frequentes. Na prática, consiste em reiniciar o software ou alterar mecanicamente o número de quilômetros. Isso faz com que o carro pareça mais novo do que realmente é. Como é desmascarado? Certamente graças a um dispositivo que está conectado ao hodômetro e detecta qualquer violação. De forma empírica, mas que em todo caso pode dar uma mão, verificando os cupons e a correspondência, ao longo do tempo, dos quilômetros.
5. Verifique o histórico do veículo com um registro PRA
Embora alterar os documentos de um carro seja uma operação mais complexa, é sempre melhor não confiar nisso. Solicitar um certificado PRA apresentando a placa do carro é sempre uma coisa boa. O maior risco é que haja hipotecas ou paragens administrativas no veículo, é melhor saber com antecedência.
6. Verifique as peças mecânicas e elétricas
Muitas vezes na hora de comprar um carro focamos mais na aparência, no caso de um veículo usado, porém, é fundamental verificar se todas as peças eletrônicas e mecânicas estão funcionando corretamente.
7. Solicite um certificado
A forma mais segura de saber o que você está comprando é solicitar o certificado do carro que está sendo negociado. O Certificauto, aliás, atesta o real estado do carro através de uma longa série de testes. Desse modo, qualquer nó chegará ao ponto crítico e quem comprar o fará com consciência do que está comprando.
Solicite o Certificado agora e compre apenas a segunda mão segura e garantida !
Existem várias maneiras de comprar um carro usado , uma delas é por meio de leilão judicial . Isto não é novidade e nem sequer é exclusivo do mercado automóvel : são muitos os bens – móveis ou imóveis – que acabam em leilão na sequência de processos judiciais.
Comprar um carro em leilão é a “terceira via” entre fazê-lo em uma concessionária ou em um particular. Pode significar fazer um bom negócio , mas não é tão simples: se você não sabe como funciona o procedimento e não leva em consideração uma série de riscos potenciais , pode estar com um problema nas mãos.
Como comprar um carro em leilão? Como posso participar? Que carros podem ser encontrados? Vamos tentar responder a essas e outras perguntas para aproveitarmos essa possibilidade.
As diferenças entre leilão em leilão e sem leilão
Para entender como comprar um carro em leilão, você precisa dar um passo atrás e entender como os leilões funcionam. Em primeiro lugar, é importante saber que existem dois tipos de leilões : os em leilão e os sem. A diferença substancial está na forma como a oferta é apresentada .
O leilão inclui um lance para cima e o carro é concedido ao licitante com lance mais alto. Uma “base de leilão” é estabelecida a priori , o preço mínimo de venda que, se não for atingido, impossibilita a venda do carro.
Na segunda modalidade – o leilão sem encantamento – os interessados devem depositar a proposta econômica em envelope lacrado no cartório , que também deve conter informações sobre a forma de pagamento e a data de entrega.
Comprando um carro em leilão: como participar
Nos leilões existem carros de todos os tipos , oriundos de apreensões, falências, execuções hipotecárias ou de crimes. Às vezes eles são velhos e em más condições, outras vezes você pode encontrar carros semi-novos em excelentes condições. Não é incomum que – no caso de falência dos revendedores de automóveis – verdadeiras pechinchas, mesmo carros antigos , acabem em leilão .
Todos podem participar de um leilão, a única execução hipotecária é dirigida a qualquer devedor . Você pode fazer isso pessoalmente ou delegando um advogado. Deve ser pago um depósito , que para o leilão sem leilão é igual a 10% do preço inserido na oferta. Para os leilões, entretanto, o depósito é estabelecido pelo juiz , mas em qualquer caso não pode ultrapassar 10% do preço básico do leilão.
O depósito deve ser pago antes de participar do leilão e é devolvido se o carro não for premiado. As formas de pagamento e os prazos de entrega dos envelopes ao cartório são fixados pelo juiz e divulgados por meio de publicação impressa e na web .
Quem não deseja ir diretamente ao tribunal pode participar nos leilões online : graças aos inúmeros portais especializados, de facto, é possível apresentar licitações directamente a partir de casa .
É possível ter a certeza das condições de uma viatura em leilão : antes de apresentar a oferta, pode contactar a custódia judicial e consultar a viatura. Não é possível fazer um test drive ou realizar inspeções completas, por exemplo, usando ferramentas de diagnóstico. Portanto, é necessário levar em consideração a possibilidade de surgirem defeitos após a compra e levá-los em consideração na oferta econômica.
Compra de carros em leilão: adjudicação e penalidades
No leilão sem leilão, uma vez abertos os envelopes, o lance mais alto é vencido pelo carro , desde que seja pelo menos 20% superior ao valor base indicado no lance. Se este requisito não for cumprido, o juiz pode decidir não atribuir o carro e mudar para o modo de leilão. Desta forma, é possível receber lances maiores e não atribuir o carro se o preço básico do leilão não for atingido .
O depósito pago antes do leilão é usado para comprometer o sujeito a participar. Se não participar, perde 10% do depósito, se em vez disso fizer o lance vencedor mas não proceder ao pagamento, perde todo o depósito e é obrigado a pagar a diferença entre a sua oferta e a adjudicada no leilão subsequente, se o segundo for menor que o primeiro
Uma vez que o preço do martelo tenha sido pago, o vencedor do leilão pode registrar o veículo premiado seguindo o mesmo procedimento da transferência de propriedade de um carro usado adquirido de um particular. Nesse caso, a escritura de venda é substituída pelo laudo de adjudicação do leilão, em original ou cópia autenticada e selo de receita.
Pode acontecer que o veículo adquirido esteja desprovido do documento de matrícula ou do Certificado de Propriedade . É possível solicitar a segunda via ao PRA mediante apresentação de declaração de falta de documentos, lavrada em ata pelo pregoeiro do leilão .
Para mais informações : mudança de proprietário, como fazê-lo, custos e novidades
Há garantia para carros comprados em leilão judicial?
Nos carros usados adquiridos em leilão judicial, não há garantia de qualquer espécie . Na verdade, são atribuídos de acordo com a fórmula “visto e apreciado” , com base na qual o licitante vencedor formula uma oferta compatível com o estado do veículo.
Ao contrário do que acontece durante a compra no revendedor profissional, não há possibilidade do licitante desistir da compra na presença de falhas ou defeitos, mesmo graves.
Portanto, caso ocorram avarias ou avarias , os custos de reparação serão totalmente suportados pelo licitante vencedor. Para se proteger desta possibilidade, pode subscrever um seguro de avarias mecânicas, que cobre o automóvel com garantia e intervém para resolução de problemas técnicos.
Os riscos de comprar um carro em leilão
Quem quiser comprar carros em leilão judicial deve levar em consideração alguns imprevistos. O facto de não existir qualquer forma de garantia e de não serem possíveis controlos aprofundados do veículo são certamente elementos penalizadores . Há que se considerar também que – além da falta de documentos – podem surgir outros problemas, dada a origem dos carros .
Caso não estejam disponíveis para ocupar os códigos necessários e até mesmo para solicitar a sua segunda via, serão concedidos para as despesas de substituição de todas as fechaduras e da fechadura de ignição.
Assim que o carro for retirado – então – pode verificar-se que os números do chassis se tornaram ilegíveis ou replicados, um acontecimento bastante frequente quando o carro é um crime . Para resolver o problema é necessário restaurar a punção e fazer novo teste, senão mesmo trocar as placas.
Por fim, é possível que o carro tenha sido apreendido na sequência de uma execução hipotecária e de uma detenção administrativa sobre o mesmo . Para o cancelamento da caução é necessário que no relatório haja despacho especial de purgação , afixado pelo juiz.
Fiat: isso é o que vai acontecer até 2024
Com a fusão da PSA com a FCA e o nascimento do grupo Stellantis, muitas novidades devem caracterizar a linha Fiat
Ao longo dos próximos anos, a Fiat poderá acolher muitos novos recursos em sua gama. A principal montadora italiana pode ser uma das marcas que mais se beneficiarão com a fusão entre a FCA e a PSA que dará origem à Stellantis . Na verdade, entre agora e 2024, muitos novos modelos podem enriquecer sua família de carros.
Nos próximos anos, muitos novos recursos da gama Fiat
2021 deve ser um ano de transição para a Fiat . Enquanto se aguarda a conclusão da fusão entre FCA e PSA, é possível que o novo plano industrial da Fiat seja divulgado até ao final de 2021, mas não deve haver novidades sensacionais para o próximo ano. Situação diferente em 2022, quando os primeiros novos modelos poderão chegar.
Estamos nos referindo aos dois novos carros do segmento B, dos quais se fala há muito tempo. Um dos dois deveria ser o herdeiro do Fiat Punto, embora no momento ainda não haja certeza de que esse nome será usado. O carro será construído na plataforma CMP do grupo PSA e será fabricado em Tychy na fábrica da FCA na Polônia.
Os novos Panda e Fiat 500XL devem chegar em 2023
A outra novidade que chegará em 2022 deve ser um novo SUV compacto também no segmento B que poderia derivar do conceito Centoventi mostrado na prévia do Salão Automóvel de Genebra 2019. Em 2023 deve chegar o herdeiro do Fiat 500X e L, que talvez se chame 500XL e deve ser um pouco mais longo do que o atual 500X.
Também em 2023 poderá chegar o herdeiro do Panda, mas será um carro completamente diferente e que encontrará espaço em outro segmento de mercado em relação à versão atual.
Finalmente, mais dois modelos são esperados em 2024 . Devem ser dois SUVs, um de tamanho médio e outro de grande porte herdeiro do Fiat Freemont . Nesse ano devemos dizer adeus ao Fiat Tipo que será substituído por um desses modelos.
Mercedes ficará menor em 5 anos
O CEO da Mercedes, Ola Kaellenius, revelou que sua empresa quer reduzir o número de funcionários em 5 anos
Tempos difíceis na indústria automotiva. Entre a crise de vendas e o avanço das novas tecnologias, muitos fabricantes de automóveis vão reduzir o número de funcionários nos próximos anos para sobreviver às mudanças. Um deles será a Mercedes . Nas últimas horas, o número um do grupo Daimler, Ola Kaellenius , declarou de fato que sua empresa pretende se tornar menor em 5 anos.
Dentro de 5 anos, a Mercedes reduzirá significativamente sua equipe
Isso significa que o número de funcionários da fabricante de automóveis de Stuttgart cairá drasticamente. Isso ocorre porque a Mercedes se concentrará em carros elétricos.
Eles são muito mais fáceis de construir do que carros a combustão, pois têm muito menos peças. Na verdade, eles possuem apenas 200 componentes contra mais de 1.400 dos carros normais. Consequentemente, isso levará a uma redução substancial da equipe pelo CEO Ola Kaellenius .
O objetivo é se tornar mais eficiente e liberar recursos para novas tecnologias
A Mercedes também reduzirá o quadro de funcionários para se tornar mais eficiente e garantir mais recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias que se tornarão cada vez mais importantes no mundo dos motores nos próximos anos.
Entre outras coisas, a marca alemã também quer oferecer aos seus clientes novos serviços digitais e planeja lançar um novo sistema operacional de veículos em 2024 .
Além de reduzir o número de funcionários, a Daimler deixou claro que também quer reduzir o número de fábricas ao redor do mundo e também os modelos. Em suma, haverá uma verdadeira simplificação da gama com menos versões, menos motores e menos equipamentos.
Os fabricantes de automóveis enfrentarão inúmeras mudanças nos próximos anos
Veremos, portanto, que outras notícias chegarão nos próximos meses sobre a Mercedes . O certo é que em breve ocorrerá uma verdadeira revolução na montadora alemã, um reflexo fiel do que está acontecendo de maneira geral em todo o setor automotivo .
Opel Mokka: estreia de novos níveis de acabamento
Em novembro de 2020, a gama Opel Mokka é enriquecida com a chegada de dois novos níveis de acabamento: Ultimate e GS Line
O novo Opel Mokka recebe o equipamento Ultimate topo de gamacom sistema de iluminação de matriz LED IntelliLux, Multimedia Navi Pro e bancos estofados em Alcantara e a versão GS Line com detalhes em preto e vermelho e jantes de liga leve de 17 polegadas.
Novo Opel Mokka: dois novos níveis de acabamento chegam em novembro
O Ultimate é o equipamento topo de gama que cumpre todas as expectativas. O exterior apresenta jantes de liga leve de 18 polegadas em preto bicolor, Opel Vizor com moldura cromada, uma linha cromada na linha das janelas e proteções dianteiras e traseiras pintadas em prata que conferem um ótimo visual de SUV.
Para além da vasta gama de sistemas de assistência à condução já disponíveis na versão de acesso, encontramos também Assistência Ativa de Manutenção de Pista , Cruise Control e iluminação de matriz LED IntelliLux totalmente adaptativa que não causa ofuscamento, todos de série.
O Opel Pure Panel oferece uma experiência completamente nova no banco do condutor, com o seu ecrã digital de informações do condutor de 12 polegadas e sistema de informação e entretenimento Multimedia Navi Pro com ecrã táctil a cores de 10 polegadas.
A orientação da rota a partir do sistema de navegação é ainda mais prática e economiza tempo em conjunto com os serviços OpelConnect padrão . O Mokka pode evitar engarrafamentos graças à navegação conectada com informações de trânsito em tempo real. Além disso, o OpelConnect oferece um link direto para assistência em caso de avarias e chamadas de emergência.
Os estofos em Alcantara em preto oferecem o máximo conforto no novo Opel Mokka Ultimate. O motorista e o passageiro dianteiro são acomodados em bancos aquecidos ajustáveis em seis posições. O volante de couro aquecido (no Mokka com caixa de câmbio manual e Mokka-e) torna a direção ainda mais agradável, especialmente no inverno.
Entrar no Mokka Ultimate é muito fácil, graças ao sistema de inicialização e acesso mãos-livres «Keyless Open & Start» . Como destaque para o bem-estar, o novo Mokka está disponível com estofamento em pele Siena (a partir de € 700), incluindo banco do condutor com função de massagem e apoio lombar com regulação eletropneumática.
Aqui estão as principais características da Linha Mokka GS
O Opel Mokka GS Line é particularmente desportivo. Seu design externo apresenta rodas de liga leve de 17 polegadas em preto brilhante, teto e espelhos externos pretos e pára-choques dianteiro e traseiro estilo SUV.
A linha vermelha característica na linha da janela cria um forte contraste. Seu interior é destacado com um teto revestido em preto, pedais de alumínio e detalhes em vermelho. Os bancos pretos com paredes laterais em couro premium são realçados por costuras vermelhas e vários detalhes estilísticos.
Tal como acontece com o Mokka-e , os drivers Opel Mokka Ultimate e GS Line com motores de combustão interna podem selecionar diferentes modos de direção que variam a resposta do acelerador e direção. Com a transmissão manual de seis velocidades, o som especial do motor no modo Sport cria uma experiência de direção única.
Com a transmissão automática de oito velocidades, três modos de condução são estabelecidos: Sport, Eco e Normal . O sistema de infoentretenimento de rádio multimídia com tela de toque colorida de 7 polegadas é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
© REPRODUÇÃO RESERVADA